Untitled Document
Rádio Thewll2
 
 
 
  Untitled Document
MATÉRIAS
Porsche 911 GT2
O Porsche GT2 é um carro de corrida feita para andar nas ruas...
Fusca
Sua história e suas vitórias ao longo desses anos...
Mustang
Em 1964 nascia um dos carros que até hoje é um dos maiores ícones...
Opala
Creio que adrenalina seja o nome mais viável para pronunciar ...
Boyd Coddington
Venerado protagonista, do programa American Hot Rod, por seu estilo.
Isle of Man TT.
Palco de uma das corridas mais audaciosas do mundo, só para poucos...
28/02/2009
 
 

Ilha situada no mar da Irlanda com estatuto autônomo, mas dependente da coroa britânica, que inclui a ilha principal e algumas ilhotas adjacentes. Sua capital é Douglas (Doolish)
 É localizada entre a Inglaterra, Irlanda e Escócia no Mar Irlandês e faz parte das Ilhas Britânicas.
Tem apenas 53 km por 19,3 km de superfície, e pode ser explorada facilmente de carro ou transportes públicos.

 

 Mas na verdade todo esse paraíso é palco para uma das corridas de motos de rua mais famosa do mundo. Não só pelo visual exótico, mas também pela qualidade e coragem de seus pilotos, e também pelo numero de pilotos mortos ao longo desses anos de competição.  Essa corrida é realizada anualmente nas ruas pequenas da Ilha de Man, entre a Irlanda e o Reino Unido.

Tudo começou em 1907 a corrida de motocicletas estava crescendo em popularidade na Europa. A lei inglesa baniu a corrida de motocicletas nas ruas, mas o Isle of Man não tinha este tipo de legislação e assim nasceram às corridas TT.
Na primeira corrida em 28 de maio de 1907 havia 25 corredores competindo em uma média de velocidade de 61 km/h. Hoje esta média é bem mais do que 193 km/h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Piloto da época

 

 

 

Disputada num circuito de 60km em rodovias sem limite de velocidade, um dos motivos por ser realizada neste local, cruzando montanhas e vilarejos. Sem áreas de escape, já vitimou mais de duzentos competidores ao longo de mais de 100 anos de tradição, interrompidas apenas pela Segunda Guerra Mundial e em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.

 

Os maiores vencedores são Giacomo Agostini, Dave Molyneux, John McGuiness,
Mike Hailwood e o maior de todos, Joey Dunlop (foto) com 26 vitórias.

 

 

 

 Joey Dunlop

Em 2009 Valentino Rossi foi convidado pela direção da prova para fazer a volta de apresentação. Valentino Rossi e Giacomo Agostini, dois nomes que dispensam qualquer tipo de apresentação, estiveram no passado fim-de-semana presentes no Isle of Man Tourist Trophy.

 

 

 As duas 'estrelas' italianas assistiram à corrida de SuperBike numa zona denominada "Ago's Leap", baptizado assim em honra de Giacomo Agostini. No final, foram eles que entregarem os prémios aos três primeiros classificados: John McGuinness, Steve Plater e Guy Martin.

 Valentino Rossi fez história ao dar uma volta ao circuito, na companhia de Agostini e de comissários, rodaram aos comandos de uma Yamaha R1 de série decorada com as suas tradicionais cores: "Tenho grande respeito pelos pilotos que estão a competir. Sempre acompanhei o TT e vi muitos DVD's, mas assistir ao vivo é uma coisa totalmente diferente! A forma como estes tipos se ultrapassam a alta velocidade é incrível!" referiu o piloto da Fiat Yamaha.

 

Estiveram igualmente presentes a 'estrela' britânica das 125cc Bradley Smith, o actual líder da classificação que também deu uma volta à pista, mas de carro.

Provas de TT não são para qualquer um, aqui só os melhores do mundo se destacam. Vale ver a relação de nomes do Moto GP ou Superbike e você quase não encontra ninguém marcando presença nesta corrida. Para se ter uma idéia das dificuldades desta prova, até o ano de 2007 o numero de mortos aumentou para tem-se 225 mortes em 100 anos, algo em torno de 2,25 ano.

 

 

 

Nessa mesma data, por exemplo, um espectador foi atingido por uma moto e um piloto da Sênior num acidente nas montanhas (Marc Ramsbotham, 34 anos), não tiveram um final feliz.

 

 

 

 

 

 

 Curiosidade:

 Uma lenda chamada de Stanley Woods, com 10 vitórias do TT até 1939, que em várias paradas dos campeões, correndo com uma motocicleta de época e com mais de 70 anos ainda fazia a média horária próxima a de quando corria.

Esse é considerado um dos mais corajosos em minha opinião.

 

 Em 2007 nos 100 anos comemorativos da prova, três brasileiros da cidade de Indaiatuba, participaram da prova. Eles contam das inúmeras motos maravilhosas que eles viram lá. - Vale o destaque para as motocicletas, vimos os mais diversos fabricantes, deste as atuais até as nostálgicas Royal Enfield, Guzzi, Norton, Zundapp, BMW, Brough Superior, Ducatti, NSU, AJS, BSA, Triumph (inclusive uma rara Hurricane), Vincent, Ariel, Velocette, impossível descrever todas.

Da esquerda para direita: Fran, Conrado, Austin Mark Mcgrath que reside na ilha e André.

 

 

Na data do evento do Isle of Man TT,  a Ilha recebe cerca de mais de 40 mil visitantes e mais de 12 mil motos.

 

 

 

 

 

 

 

Side Car:

 Nessa prova é também marcada pela categoria site car, pois é uma das provas raras hoje em dia.


Alguns números.

Maiores vencedores:

Joey Dunlop -  26 vitórias em 78 participações 
Mike Hailwood - 14 vitórias em 34 participações
Steve Hislop - 11 vitórias em 26 participações
Giacomo Agostini - 10 vitórias em 16 participações
Phill Read - 8 vitórias em 33 participações
John Surtess - 6 vitórias em 11 participações

Vitórias por marcas:

Honda - 111 vitórias - 2435 provas que chegou até o final.
Yamaha - 105 vitórias - 4045 provas até o final
Norton - 43 vitórias - 1577 provas até o final
MV Augusta - 34 vitórias
BMW - 30 vitórias

 Você pode visitar o Isle of Man TT no fim de semana, mas deve fazer reservas com bastante antecedência para garantir ingressos para a corrida, assim como lugar na balsa. A viagem marítima pode ser mais difícil de reservar do que a própria corrida.

Se você é apaixonado por velocidade, sabe muito bem do que estamos falando. Uma das corridas de rua mais loucas que existe no nosso planeta.

 

 

Texto: César Thewll2

   
 
  Voltar    
       
 
Untitled Document

 

 

 

THEWLL2 uma loja especifíca
em moda racing waer  
                                

FERRARI  em toda a sua história 
nunca existiu nada tão veloz 
               

ZZ TOP, são loucos por Muscle Car
a melhor banda do gênero
                   
   

GAZZETA DELLO FRANGO.
tudo sobre ciclismo e engraçados