Untitled Document
Rádio Thewll2
 
 
 
  Untitled Document
MATÉRIAS
Porsche 911 GT2
O Porsche GT2 é um carro de corrida feita para andar nas ruas...
Fusca
Sua história e suas vitórias ao longo desses anos...
Mustang
Em 1964 nascia um dos carros que até hoje é um dos maiores ícones...
Opala
Creio que adrenalina seja o nome mais viável para pronunciar ...
Boyd Coddington
Venerado protagonista, do programa American Hot Rod, por seu estilo.
Fusca
Sua história e suas vitórias ao longo desses anos...
20/01/2012
 
 

A Volkswagen do Brasil e o lançamento do primeiro fusca, fabricado no Brasil.
Isso se deu em 3 de janeiro de 1959, o primeiro Fusca nacional da linha de montagem da Anchieta.
O mais legal de tudo isso, é que o bichinho já chegou quebrando tudo, com uma venda de 3,1 milhões de unidades entre 1959 e 1996, você acha pouco?
Em 20 de Janeiro é comemorado o dia nacional do Fusca.

 

Na fase de sua fabricação, a fábrica de São Bernardo do Campo ainda não havia sido inaugurada, os primeiros Fuscas foram construídos em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Fabricado no Brasil desde 1951 pela empresa Brasmotor, os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi trasferida para a fábrica da Anchieta de onde saíram as primeiras unidades do Fusca brasileiro.

 

Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas. O modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).

 

 

O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao "besouro", o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas, e o VW-1600 com quatro portas, popularmente conhecido como "Zé do Caixão" devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.

Desde então, a luta constante dos amantes de V8 e simpatizantes em ver o fim do carro que podemos dizer: - “Ou você o ama ou odeia”

O Fusca, desde a sua fabricação até os dias de hoje, é um dos carros mais amados do mundo. Um carro que é chamado de “Pau para toda obra”, fez e faz a felicidade de muitos colecionadores, para quem dependia e depende dele para transportes, e também nas competições.

 

Fusca de competição - Dnt Turbos.

 

 

Fusca Arrancada - Burnout! 

 

Sempre em destaque, original ou completamente equipado, vive entre nós, e creio que jamais deixará de ser o xodó dos apaixonados e alucinados por fuscas.

O Fusca é um carro que é fácil de dirigir, ele parece que está sempre na mão, não escapa facilmente e é um verdadeiro speed nas horas mais exigidas. Tá sempre na frente! 

Parabéns a Volkswagem do Brasil, o Fusca Sedan ensinou muito ao longo desses anos, é um carro inesquecível.

 Ou você o ama, ou odeia!

Curiosidade:

O Dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro, foi instituído pela Volkswagen no final dos anos 80 em homenagem a vários fãs do automóvel, que costumavam se reunir para contar histórias sobre o modelo.

Em 1996 a Prefeitura Municipal de São Paulo oficializou a data em seu calendário de eventos.  

 

 

 

Edição de texto:
César Thewll2

 

 

   
 
  Voltar    
       
 
Untitled Document

 

 

 

THEWLL2 uma loja especifíca
em moda racing waer  
                                

FERRARI  em toda a sua história 
nunca existiu nada tão veloz 
               

ZZ TOP, são loucos por Muscle Car
a melhor banda do gênero
                   
   

GAZZETA DELLO FRANGO.
tudo sobre ciclismo e engraçados