Untitled Document
Rádio Thewll2
 
 
 
  Untitled Document
MATÉRIAS
Porsche 911 GT2
O Porsche GT2 é um carro de corrida feita para andar nas ruas...
Fusca
Sua história e suas vitórias ao longo desses anos...
Mustang
Em 1964 nascia um dos carros que até hoje é um dos maiores ícones...
Opala
Creio que adrenalina seja o nome mais viável para pronunciar ...
Boyd Coddington
Venerado protagonista, do programa American Hot Rod, por seu estilo.
Dodge Daytona
Conhecido como o carro com cara de foguete?
18/09/2009
 
 

 

 

 

 

 Sim! esse mesmo da Dodge sensação de todo e qualquer Mopar maníaco no mundo inteiro.

 

Tudo começou na década de 60, quando a indústria americana percebeu a validade da máxima "Win on Sunday, sell on Monday", isto é, "vença no domingo e venda na segunda-feira", uma expressão para o sucesso de mercado trazido pelas vitórias em competições. E o Dodge Charger Daytona (nome escolhido em alusão à pista onde o primeiro Hemi competiu, em 1964) foi, ao lado do Plymouth SuperBird, o modelo escolhido pela Chrysler para essa missão.

Essas versões dos carros de rua ficaram conhecidas como Aero Warriors, guerreiros aerodinâmicos, por seu desenho peculiar e notável desempenho. A idéia de melhorar a aerodinâmica nasceu da constatação de que estava cada vez mais difícil -- e caro -- extrair mais potência de motores como o 426 Hemi da Chrysler e seus arqui-rivais, os 427 e 429 V8 da Ford.



O Daytona estreou na NASCAR Grand National em Talladega, em meados de 1969, e venceu em torno de um quarto das provas de que participou, nesse ano e no seguinte. O piloto Bobby Isaac acabou conquistando o título de 1970, apesar do favoritismo do SuperBird no início da temporada. Seu êxito poderia ter prosseguido, não fosse a restrição de cilindrada (máximo de 305 pol3, 5,0 litros) introduzida para 1971.

 

A marca considerou inviável retrabalhar os veículos para que permanecessem competitivos. Mesmo assim, com um Charger o piloto Richard Petty vencia em 1974 pela quinta vez a 500 Milhas de Daytona e também o campeonato de pilotos.



Além da NASCAR, o Daytona brilhou nas pistas através de recordes de velocidade. Em 24 de março de 1970, no circuito de Talladega, no estado do Alabama,
o piloto Buddy Baker acelerou o Daytona número 88 até 200,447 milhas por hora (322,519 km/h), tornando-se o primeiro piloto a romper a mágica barreira das 200 mph em um carro da NASCAR (duas fotos superiores).


 

No ano seguinte, em setembro, era a vez de Bobby Isaac chegar a 201,104 mph (323,576 km/h) com o Daytona número 71 nos famosos lagos de sal de Bonneville. E não parou por aí, como comprava a foto abaixo.

 

Até os dias de hoje no famoso "Dia da velocidade", ainda vemos o Daytona superando o que chamamos de desafios de velocidade.

 

Dodge Daytona

 

Pro Mod Arrancada

 

texto: César Thewll2


   
 
  Voltar    
       
 
Untitled Document

 

 

 

THEWLL2 uma loja especifíca
em moda racing waer  
                                

FERRARI  em toda a sua história 
nunca existiu nada tão veloz 
               

ZZ TOP, são loucos por Muscle Car
a melhor banda do gênero
                   
   

GAZZETA DELLO FRANGO.
tudo sobre ciclismo e engraçados